sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Humanos fazem regras que eles não sabem por que existem.

Quer dizer, eles sabem, mas eventualmente eles burlam e eventualmente eles ainda tem autorização pra fazer isso daqueles que mandam nas leis e determinam se elas estão sendo seguidas direitinho ou não.

Veja: sob juramento, você não deveria mentir. Omitir não tem problema - afinal você tem o direito de não criar provas contra você, então ficar quieto pode. Mas falar algo que não é verdade não pode. E daí eles pedem autorização para a justiça para poder mentir mesmo que sob juramento. E mentem com amparo da lei.

É proibido dirigir alcoolizado, mas se ninguém te pega, qual o problema? E se você pega alguém (afinal está dirigindo alcoolizado, portanto não tem controle pleno de suas capacidades físicas e não responde tão rapidamente aos estimulos do que se estivesse sóbrio), é preso e acusado de lesão física culposa. Se essa lesão leva a morte, o homicídio é culposo, também. E por culposo - apesar de a palavra não parecer indicar isso - eles querem dizer que não existia a intensão de fazer o ato. Então você pega seu carro sem condições físicas e legais de dirigir e não queria machucar ninguém? Mas hein?

Mais longe: todos são iguais perante a lei. Mas as chances de você ser punido por ela a depender de sua cor, sexo, idade e condição financeira não são as mesmas. Até porque ajustiça pode ser cega, mas os juizes e jurados não...

E todos são inocentes até que se prove o contrário. O que não torna muito claro como é para ser feita essa prova - e quando fica no "minha palavra contra a sua", ao invés do impate, ganha quem tiver melhor prestígio.

Infelizmente os humanos são assim. E nessa semana eles acabaram matando alguém que se dizia inocente. Sua acusação; ter matado um policial. Havia provas contra ele? Sim, mas, pelo que diz a imprensa, elas não era fortes o suficiente para dizer com certeza que ele era o culpado. E se descobrirem que não era? Depois de morto, não adiantará ser perdoado.

A lei que deveria proteger a vida deveria impedir esse tipo de coisa.

Honestamente? Há momentos em que tenho medo dos humanos....

Nenhum comentário: