sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conversar com seres humanos é sempre uma tarefa complicada. E não é só porque eu não tenho muita certeza sobre se eles tem certeza de saber o que estão falando, mas... também porque eles usam expressões que, muitas vezes, não fazem o menor sentido.

A começar pelos ditos populares. Ditos populares, para você que acabou de chegar na terra, são frases de efeito moral cujo sentido por detrás deveria passar algum conselho, ou resumir o que está sendo dito ou... sei lá. A questão é que eles tomam que você deve ser capaz de tirar o que eles querem dizer. E ponto. Por exemplo: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. É poético, concorda? Mas... eles não usam como poesia. Veja o exemplo:

"Beotrano é um rapaz com falta de determinação. Sempre que ele quer fazer algo que não é capaz, ele desiste. Um dia seu pai disse a ele "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" e ele melhorou."

O exemplo acima, cujo nome modificamos para manter o anonimato da pessoa, foi visto por um de nossos enviados à Terra. A grande questão é: o que o pai quis dizer? E como o Beotrano soube determinar o que era dito? Nenhum dos dois é água ou pedra! Quer dizer, humanos tem bastante água em seu corpo, mas são seres de carbono. Além disso, o mais perto de pedras que eles tem no corpo quando estão saudáveis são os ossos e dentes. Eventualmente possuem pedras - no sentido pedregoso da palavra - em seu corpo, também, mas não costumam achar muito bom, então... não acho que seria o caso. A questão foi levada a estudo meticuloso entre os nossos parceiros e associados no planeta, que depois de muito avaliar a situação em si, concluiram que eles deveriam estar se referindo a evolução, num momento em que os seres humanos ainda não eram primatas e nem mamíferos, mas sim um ancestral longinquo, que habitava as profundezas dos rios ou mares. Água e pedra seriam os dois ambientes desse homem: á agua, no passado, e a pedra atualmente. A evolução permitiu que ele saísse de um ambiente e fosse para o outro. E o bater até furar? Simples: agora ele é capaz de bater e furar. Antes ele não era capaz, agora é.

Agora, porque o pai de Beotrano disse isso a ele? Bom, nossas equipes chegaram a conclusão de que ele estava mandando o filho evoluir. Foi a coisa que fez sentido, pelo menos para nós.

Na próxima semana, se ninguém for abduzido e mandar que eu vá cuidar disso, dou outros exemplos.

Nenhum comentário: